Historial

Quando, em finais de 1995, os irmãos Pedro e Nuno Couceiro davam vida à PNC Lda, jamais lhes passaria pela cabeça que aquela micro empresa estaria no activo ao longo de tantos e bons anos.
Na realidade, a criação de uma empresa vinha somente colmatar a necessidade de uma boa e formal gestão financeira dos patrocínios da carreira internacional do Pedro.

Gerir os patrocinadores trouxe, atrás de si, toda uma parte fundamental contratual a ter com as empresas e equipas. Dos primeiros passos até que fosse a PNC a gerir toda a carreira do piloto passaram-se poucos meses.

Estavam, assim, lançadas e consolidadas as bases para que a criação desta empresa pudesse gerir na totalidade a carreira, ao mais alto nível, de um piloto de competição.
Facturação de Parceiros Económicos, Contratos com Equipas de Competição, Gestão Mediática ou de Marca dos vários projectos, passaram a fazer parte do dia-a-dia da empresa.
A Fórmula 3, Fórmula 3000 Internacional e a possível entrada numa equipa de Fórmula 1, fizeram com que a dinâmica da PNC evoluísse à medida das exigências e tendo em conta o elevado profissionalismo de todos os envolvidos.

Desta feita, a PNC, para além de visionária, cresceu com grande à vontade no âmbito da gestão e promoção no panorama do “Motorsport Internacional”.

Em finais de 1997, já com a máquina em velocidade de cruzeiro, surge a ideia de lançar um braço da empresa, agora dedicada à promoção de jovens valores do automobilismo nacional.
Nascia assim a “CJT – Couceiro Junior Team”, equipa que rapidamente se tornou vencedora no Karting e na Fórmula Ford.
Pelas suas fileiras passaram muitas das grandes referencias do automobilismo nacional e que, até aos dias de hoje, continuam a ser porta-bandeira do desporto motorizado português.
São disso a melhor exemplo nomes como: Filipe Albuquerque ou António Félix da Costa.

O projecto CJT trouxe para a PNC, até 2009, multi-vitórias em campeonatos nacionais e internacionais.

A entrada com uma equipa nos nacionais de Fórmula Ford, se bem que somente por uma temporada (1998), estreitaram a ligação com alguns dos grandes construtores e promotores dos mais conceituados campeonatos ou fórmulas de promoção internacionais.
Para isso ajudou em grande parte o facto da CJT ter sido campeã logo no ano de estreia e galardoada com o prémio “TEAM do ANO de 1998”.

Surge então a ideia, através da forte ligação com a marca FORD e o construtor francês de Chassis – Mygale, da criação de uma fórmula de promoção, 100% portuguesa, com um projecto feito de raiz, e no qual os jovens pilotos nacionais pudessem ter uma boa escola após o terminus das suas carreiras no Karting.

Para este projecto, completamente criado do zero (Chassis, Motorização, Organização de Campeonato, Patrocinadores e um Mediatismo acima da média), a PNC uniu esforços com a empresa de eventos Action Plan e, juntos, agora como Full Eventos, fizeram da Fórmula 2000 by Ford um produto muito atraente para investidores e pilotos portugueses.
Com naturalidade, a Ford foi o primeiro parceiro, mas é com a NOVIS, novo operador de comunicações em Portugal na época, que através do seu grande empenho, veio a dar nome a uma das maiores fórmulas de sucesso que o desporto motorizado nacional já conheceu.
Fórmula Novis by Ford foi, entre 1999 e 2003, a grande referência das pistas em Portugal.
Carros muito rápidos, prémios superiormente atractivos, programas e mediatismo muito acima do que alguma vez havia sido praticado, fizeram desta fórmula, uma fórmula de sucesso.
A promoção foi um dos grandes trunfos deste projecto através da grande inovação face ao que até então era conhecida como prática nos circuitos portugueses.
E, a cereja no topo do bolo, foi a produção de um carro Bi-Lugar para acções promocionais e com baptismos de pista para dezenas de eleitos convidados.

Resumindo, um verdadeiro sucesso.

Os dados estavam lançados para aquele que, porventura, foi um dos mais notáveis períodos das competições de velocidade em Portugal.

Ao formato lançado pela Fórmula Novis by Ford, juntaram-se a Renault e a BMW.
Estes três troféus, em conjunto, deram maior enfoque aos eventos nacionais de pista, ficando na memória de todos os fins-de-semana com as bancadas completamente esgotadas.
Desta união nasceu a empresa “Boost”, que passaria agora a ser responsável pela promoção das provas num todo.
Este factor veio não somente potenciar todo o evento como reforçar o interesse de outras marcas a juntarem-se ao projecto.
A Boost foi responsável por trazer para as pistas nacionais um troféu de grande visibilidade em todo o Mundo: “Troféu Mazda MX5”

Entre os anos 2007 e 2018, a PNC, em conjunto com a OPÇÃO 04 foi também promotora dos campeonatos nacionais de Velocidade.

Nesta altura, a empresa tinha já também alargado o seu raio de acção para a Gestão de Carreira de Pilotos, bem como Acompanhamento & Coaching.

Com quase 30 anos de existência, a empresa que somente nasceu para gerir alguns patrocinadores diversificou, e muito, o seu espectro de acção.

Gestão de Patrocínios, Gestão de Carreira, Promoção de Eventos e Pilotos ou Acções de Marketing são alguns exemplos. 

Sem dúvida que hoje, olhando para o nosso trajecto, podemos dizer que… passámos estes 30 anos a grande velocidade!